sábado, 28 de março de 2015

Pesquisar garante Páscoa mais doce

Diferentes marcas e estabelecimentos ampliam variação de preços na cidade
por Carmen Staggemeier Xavier

Variedade e brindes fazem a alegria da criançada. Pais precisam estar atentos à variação de preços de um mesmo produto (Foto Arquivo/A Razão)


Faltando uma semana para a Páscoa, consumidores começam a lotar os estabelecimentos especializados nos dois principais produtos dessa data: os pescados e os chocolates. Nos supermercados, as “parreiras” encantam os olhos dos pequenos e são vistos com muito cuidado pelos adultos. Isso porque os preços podem variar de R$ 3,00 a R$ 115,00, dependendo do tamanho, marca e “brinde” que o ovo de Páscoa oferece.

Para atrair o consumidor, alguns estabelecimentos já estão realizando promoções, que incluem redução de preços e descontos conforme a quantidade. Isso porque, com a retração na economia, o objetivo é garantir as vendas, mesmo que com uma lucratividade menor. Para atingir as metas, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) prevê crescimento real (descontada a inflação) de 2% na comercialização em comparação com o mesmo período do ano passado. A aposta será na venda de ovos de chocolates menores e de barras e bombons – deste último produto a estimativa é repassar 6 milhões de caixas.

PESCADOS - Para quem não perde a tradição, o cardápio desta Semana Santa poderá ficar mais salgado em comparação com a Páscoa do ano passado. Isso porque, segundo levantamento do Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), alguns tipos, como a merlusa, têm variação de até 66,91%. Já acompanhamentos como a cebola registram aumento de até 81,65% em 12 meses. Segundo o professor de economia do Centro Universitário Franciscano (Unifra) Mateus Frozza estes aumentos são resultado de fatores com o reajuste dos custos com o transporte e a energia elétrica, além de questões sazonais.


Consumidor deve estar atento

Para que a Páscoa não se torne um problema, o Procon e o Programa Municipal de Defesa do Consumidor repassam algumas dicas quanto aos ovos de chocolate e os pescados. Segundo a auditora fiscal Márcia Rocha, um dos passos mais importantes é conferir as informações que o produto é obrigado a apresentar em sua embalagem, como peso, data de validade, valor nutricional, entre outros.



No caso dos ovos de Páscoa, é preciso estar atento à questão do peso, já que a informação deve se referir apenas ao chocolate, descontando o peso do brinde (quando houver) e da embalagem. “O consumidor precisa verificar se a embalagem está em condições, se não há violação e se o armazenamento ocorre de forma adequada”, orienta. Márcia sugere ainda que os pais não façam as compras acompanhados dos filhos. “É mais difícil explicar para uma criança a relação entre o valor do produto, o brinde e, principalmente, a quantidade de chocolate”, explica.
Com relação aos pescados, frescos ou congelados, a auditora destaca os cuidados a serem observados com o selo de fiscalização, a limpeza, a conservação e a procedência do produto. Na próxima segunda-feira, dia 30, a Prefeitura Municipal irá divulgar uma série de orientações quanto à comercialização de pescados, além de ampliar a fiscalização da vigilância sanitária nos pontos de venda.

Márcia destaca ainda que, em caso de dúvida, o consumidor pode entrar em contato com o órgão de defesa do consumidor pelo telefone (55) 3217-1286 ou pelo e-mail procon@santamaria.rs.gov.br.

Veja a matéria no site do Jornal A Razão:
http://www.arazao.com.br/noticia/67655/pesquisar-garante-pascoa-mais-doce/http://www.arazao.com.br/noticia/67655/pesquisar-garante-pascoa-mais-doce/

Nenhum comentário:

Postar um comentário